fbpx

Dicas para fazer uma boa redação em concursos

Compartilhe o conteúdo

As provas discursivas podem ser determinantes para a eliminação de muitos candidatos. Por isso, é importante atenção redobrada, principalmente na hora de fazer uma boa redação em concursos.

O primeiro passo é verificar no edital se, entre as etapas, haverá a exigência de redação. Caso isso ocorra, é preciso compreender o método de cobrança da banca, tempo e formato solicitado de redação.

Será que você lê com atenção a proposta do texto discursivo?

Grande parte do sucesso na prova de redação depende de muita atenção nos textos de apoio, é a dica da professora Vivian Barros, colunista do quadro Gabaritando Provas Discursivas da Folha Dirigida.

Redação concursos

Uma boa redação é indispensável para aprovação nos concursos públicos (Foto: Unsplash)

Como começar a fazer uma redação de concurso?

O ponto de partida para começar uma redação é um dos principais problemas para o estudante. A professora Vivian Barros explica que ler o texto motivador com bastante atenção é indispensável para esse começo.

Esse texto serve como inspiração para o candidato. Portanto, caso a banca do seu concurso utilize esse conteúdo, não deixe de consultá-lo.

A professora alerta que não podemos copiar nenhum trecho do texto motivador para a redação.

enlightened Atenção ao comando da proposta!

Outra dica é que o candidato deve investir um bom tempo na leitura do comando da proposta, que vem após o texto motivador e antes do espaço para escrever a redação.

Vivian Barros explica que esse comando é muito importante. Em alguns casos, o candidato pode ler depressa, de forma desatenta, e acabar não compreendendo com precisão qual é a proposta a ser desenvolvida.

Em consequência, pode perder pontos fundamentais na redação.

Investir tempo na leitura atenta desse comando é o que leva ao sucesso. Caso a sua redação não apresente um texto motivacional, o foco deverá ser nesse comando.

Qual o segredo de fazer uma boa redação em concursos?

Diferentemente do que muitos concurseiros pensam, a parte mais importante de uma redação não é ter um rascunho.

plano de voo

De acordo com a professora Vivian, o mais importante é você ter um plano, como um plano de voo.

Esse plano de voo é o planejamento da sua redação. Ele é fundamental para que ela fique organizada e inclua tudo o que a banca pode esperar.

Para montar o seu plano, você precisa pensar sempre os tópicos relacionados ao tema proposto pela banca. E a partir disso organizar o seu texto.

Em relação ao rascunho, a professora recomenda usar apenas se você sentir que é muito essencial para que a organização da sua redação fique completa.

📝 Guia: mais de 50 dicas para concursos

Como fazer uma redação rápida e boa?

Essa é uma das dúvidas mais comum entre os futuros servidores. Para definir como administrar o tempo e fazer uma boa redação, devemos antes separar quem está estudando em dois grupos: candidatos experientes e candidatos iniciantes.

  • Candidatos experientes:

Se o candidato for um candidato experiente em provas discursivas, ele deve seguir o que já funciona para ele.

Exemplo: Se você tem o hábito de começar pela redação no dia do concurso, já está acostumado a fazer assim e está respeitando o tempo da prova, continue com essa estratégia.

  • Candidatos iniciantes:

Para os candidatos iniciantes, entretanto, a professora sugere que se faça primeiro a prova objetiva e deixe a redação/ prova discursiva por último. Dessa forma, será mais fácil administrar o tempo entre as duas provas.

Caso você não seja experiente em provas discursivas/ redação, acabará utilizando a maior parte do tempo para essa etapa no começo. E, no final, não terá tempo suficiente para se dedicar para a objetiva.

Como iniciar um texto dissertativo-argumentativo?

Caso você tenha que fazer um texto dissertativo-argumentativo na sua redação, deve se questionar sobre os seguintes pontos:

  • O que eu penso sobre esse tema?
  • Qual é a minha opinião sobre esse tema?
  • O que eu tenho que demonstrar para o examinador?
  • Quais são os argumentos que eu vou usar para defender esse ponto de vista?

Esses questionamentos permitem a formulação da tese. E é isso que o examinador deverá avaliar nesse contexto.

Como fazer uma boa redação?

acertoUma boa redação é aquela que logo no parágrafo de introdução já deixa claro para o examinador qual é a opinião que você defende.

Lembre-se, não é para você fazer suspense ao longo da redação, e sim facilitar ao examinador a avaliação desta.

A professora também explica que o parágrafo de conclusão tem uma avaliação mais positiva quando traz uma proposta de solução para o problema apresentado, uma intervenção.

Se o candidato apresenta para o examinador uma alternativa, solução ou intervenção, isso é bem visto como um diferencial em uma boa redação de concursos públicos.

Quais bancas são as mais difíceis para fazer redação?

Vivian destaca primeiro a banca mais simples em relação a cobrança, que é o Cespe/ Cebraspe. Segundo a professora, por cobrar apenas o texto dissertativo-expositivo, essa é considerada uma das provas mais tranquilas para se fazer.

As bancas mais rigorosas são a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

📝 Confira também: Regras de ouro para a redação do Cebraspe

Como é a prova de redação da FCC?

A banca da Fundação Carlos Chagas (FCC) tem um histórico de cobrar temas mais complexos. Em 2019, contudo, as temáticas abordadas foram mais simples.

Entretanto, continua sendo uma banca bastante rigorosa. A professora Vivian Barros sinaliza que um ponto que merece atenção especial é a correção, bem rígida entre avaliadores.

Qual o perfil da prova de redação da FGV?

A Fundação Getulio Vargas (FGV) costuma cobrar um texto dissertativo-argumentativo, um dos mais complexos para ser trabalhado.

Por isso destaca-se como uma banca rigorosa. Os temas também costumam ser muito bem elaborados e complexos.

Portanto, esteja atento a essa dicas. Estude com atenção o modelo da prova de redação da banca do concurso que você irá fazer e bons estudos!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. José disse:

    Parabéns pela reportagem, André! Muito boa sintese da Profª Vivian.

    • André Kolker disse:

      Sr. José, muito obrigado pelo reconhecimento. É extremamente satisfatório ser reconhecido. Aqui, no Blog FD, nos empenhamos para poder entregar conteúdo de qualidade e ajudar na preparação de milhares de futuros e futuras servidores pelo país.
      Um grande abraço,
      André Kolker

  2. Sonia Alves Cunha dos Santos disse:

    Quais são as regras para estudar para a redação do Instituo Acesso?

    • Folha Dirigida disse:

      Olá, Sonia! Entramos em contato com a professora Vivian Barros e ela esclareceu as principais dúvidas e trouxe também algumas dicas para a redação do Instituto Acesso!

      – Treine bastante! Segundo a professora, não há ” fórmula mágica”. É preciso ler sobre temas relevantes de atualidades e escrever textos sobre esses assuntos. Além da argumentação, há outros aspectos importantes que o candidato precisa treinar como a caligrafia.
      – Para elaborar uma boa redação, o candidato deverá recorrer à estrutura clássica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Preferencialmente, o texto deverá possuir 4 parágrafos (1 de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 de conclusão). Uma boa dica para impressionar a banca é elaborar, no parágrafo de conclusão, uma proposta de solução para o problema discutido ao longo do texto. Já no parágrafo de introdução, o ideal é o candidato expor a sua opinião sobre o tema, sem rodeios ou suspense. Além disso, não deve usar a primeira pessoa em textos dissertativos.

      Caso tenha alguma outra dúvida ou sugestão de conteúdo, pode entrar em contato conosco. Abraços, Blog FD.

  3. Solange Santana de Menezes disse:

    Parabenizo a professora Vivian Barros pelas orientações apresentadas aos futuros candidatos que irão ser avaliados e testados em concursos.É importante que os mesmos tenham em mente essa diretriz.

    • Folha Dirigida disse:

      Olá, Solange. Que bom que gostou das orientações da professora Vivian Barros. Caso tenha alguma sugestão de conteúdo, pode entrar em contato conosco. Abraços, Blog FD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *