fbpx

FCC: como é a banca e como estudar

A banca FCC, sigla para Fundação Carlos Chagas, é uma das cinco principais organizadoras de concurso público no país. Assim como o Cebraspe, ela também é responsável por algumas das provas mais disputadas.

Suas provas são compostas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, e é uma banca que não pode ser desconsiderada pelos candidatos.

Algumas das provas pelas quais a FCC foi responsável nos últimos anos foram:

  • Afap – 2019 – Administrador
  • Banrisul – 2019 – Escriturário
  • Câmara Legislativa do Distrito Federal – 2018 – Administrador
  • Sefaz-GO – 2018 – Auditor Fiscal da Receita Estadual
  • Alese – 2018 – Analista Legislativo – Contabilidade
  • Detran-MA – 2018 – Analista de Trânsito
  • DPE-AM – 2018 – Assistente Técnico – Área Administrativa
  • MPE-PE – 2018 – Analista Ministerial – Área Jurídica
  • TCE-RS – 2018 – Auditor Público Externo
  • PC-AP – 2017 – Delegado de Polícia

No site da Folha Dirigida, você acompanha as notícias desses e de outros concursos.

Para te ajudar com as provas da banca FCC, conversamos com alguns professores sobre as principais matérias que costumam ser cobradas nessas avaliações.

Lembrando que nessa lista não constam todas as disciplinas de todos os exames, apenas aquelas que costumam ser mais comuns na maioria

Língua Portuguesa para a FCC

Para a professora Luciane Sartori da Folha Cursos, a FCC tem mantido um estilo padrão nos últimos anos. Nesse sentido, a banca cobra tanto a interpretação textual, calcada em raciocínios dedutivos e conclusivos, quanto a parte de semântica.

E a Gramática não fica pra trás, viu? Dentro dela, são cobradas questões que exigem raciocínio do candidato, com conteúdos como:

  • Concordância
  • Regência/crase
  • Vozes verbais
  • Pontuação

“Por isso, é importante treinar muito por meio de provas anteriores: não basta saber a regra, tem de saber pensar a partir dela”, destaca a professora.

Quais assuntos a FCC costuma cobrar em Língua Portuguesa?

As provas da FCC exigem grande preparo para as questões de interpretação especialmente coesão, coerência, semântica e conexões.

Em Gramática, é importante chamar a atenção para os pontos de regência, concordância e pontuação, que são os assuntos gramaticais mais pedidos pela examinadora.

Matemática e Raciocínio Lógico para a FCC

Segundo o professor da Folha Cursos, Thiago Nunes, a FCC costuma cobrar sempre o mesmo edital de Raciocínio Lógico Matemático. Pegadinhas não são frequentes nas questões de grau de dificuldade médio.

“É comum que as provas de Raciocínio Lógico tragam conhecimentos de Matemática relacionados, podendo o candidato ter dificuldade se caso não tenha afinidade com a matéria”, alerta o especialista.

Quais assuntos a FCC costuma cobrar em Matemática e Raciocínio Lógico?

Assim como no caso da Fundação Getulio Vargas (FGV), assuntos como Proposições, em Raciocínio Lógico, e Proporcionalidade, em Matemática, são indispensáveis para a FCC.

Outros conteúdos comuns nas provas da banca são frações e problemas lógicos. Em seguida, entram sequências, tabelas verdade e associações lógicas.

O professor ainda destaca que, nos últimos anos, a FCC tem priorizado tópicos relacionados a Matemática.

Informática para FCC

O professor da disciplina, Jeferson Bogo, afirma que ela é uma banca já com muita tradição no mercado.

Com questões de múltipla escolha, ela também usa textos um pouco longos em seus enunciados e itens para serem avaliados.

Por ser um assunto muito extenso, a parte de Internet costuma ser cobrada com muita intensidade. Além dela, também aparecem com frequência os sistemas operacionais, em especial o Windows 10, por ser o mais atual.

Os pacotes de escritório são outro ponto importante para a banca, em especial o Office 2013, que deve vir a ser substituído no futuro pelo 2019, por ser o mais recente, além dos assuntos listados abaixo por ordem de importância.

Informática para a FCC

Quais assuntos a FCC costuma cobrar em Informática?

O professor fez um estudo elencando os assuntos mais cobrados para os menos cobrados entre 2017 e 2020. São eles:

  • Internet: rede de computadores, intranet e extranet, computação na nuvem, serviço de busca, navegadores, protocolos, ferramentas de segurança, malwares, e-mail e redes sociais
  • Sistemas operacionais: MS Windows 10, MS Windows 7, Windows 8 e Linux
  • Office 2013: Word, Excel e PowerPoint
  • Segurança da informação: pilares da segurança, backup, segurança lógica, segurança física, biometria e criptopgrafia
  • Office 2010: Word, Excel e PowerPoint
  • Hardware e software: hardware, software, periféricos, memórias, processadores e discos
  • LibreOffice: Impress, Writer e Calc
  • Office 2016: Word, Excel e PowerPoint
  • Office 2007: Word, Excel e PowerPoint
  • BrOffice: Impress, Writer e Calc

FCC é uma banca difícil em Informática?

O professor não considera as questões muito fáceis devido ao seu alto grau de detalhamento. No entanto, algumas delas tendem para o que os alunos chamam de “decoreba”, pois contém muitos atalhos e menus.

Por exemplo, ela pode perguntar em item do menu do Word ou do Excel para chegar a uma determinada funcionalidade ou qual o caminho para chegar a essa funcionalidade.

Direito Constitucional para FCC

O professor Aragonê Fernandes também a considera uma banca muito tradicional. Em Direito Constitucional, as questões também são de múltipla escolha.

Até alguns anos atrás, a banca costumava focar muito na cobrança da lei seca. No entanto, esse cenário está mudando.

A jurisprudência vem aparecendo com mais frequência, não só em concursos de ponta na área Jurídica.

Também tem sido frequente o uso de entendimentos sumulados, em especial súmulas vinculantes, até mesmo nas provas para técnico e analista.

Quais assuntos a FCC costuma cobrar em Direito Constitucional?

Dentro do Direito Constitucional, os pontos mais cobrados estão em:

  • Direitos e garantias fundamentais
  • Poder legislativo
  • Administração pública
  • Organização político-administrativa
  • Poder judiciário

Para concursos voltados às funções essenciais à justiça, como para o Ministério Público ou para a Defensoria, por exemplo, ou as advocacias públicas, os Artigos 127 à 135 também serão bastante explorados pela banca.

FCC é uma banca difícil em Direito Constitucional?

Segundo o professor, o grau de dificuldade varia em função do cargo, mas ele não considera uma prova difícil, e sim trabalhosa.

A banca FCC tem optado, em um cenário mais recente, por questões muito extensas, algo que deve acender um alerta para o candidato em relação à necessidade de tempo.

“A gente vê claramente uma crescente de provas mais simples para nível médio. Nível superior da área geral, como analista, por exemplo, seria em grau intermediário. E, nos concursos Jurídicos mais avançados, são provas normalmente bastante difíceis”, descreve Aragonê Fernandes. 

Para cargos como auditor da Secretaria de Fazenda, por exemplo, o exame também pode ser bem complexo.

Direito Constitucional para FCC

Direito Administrativo para FCC

Diferente das outras bancas, a FCC tem um estilo de cobrança muito variado. Para o professor Igor Daltro, que leciona a disciplina na Folha Cursos, parece que a organizadora tem diferentes núcleos para organizar as provas, pois elas podem variar muito de padrão.

Porém, no geral, não apresenta questões de grande complexidade. Além disso, tem o hábito de cobrar a literalidade da lei, com enunciado curtos e pedindo para o candidato identificar o que está certo ou errado.

Por outro lado, pode ter muitas pegadinhas. Fique atento a detalhes, como vírgulas e cada palavra. Portanto, muita atenção na hora da leitura!

Quais assuntos a FCC costuma cobrar em Direito Administrativo?

A FCC não tem uma predileção por assuntos específicos. Por isso, atenção a assuntos que aparecem nas provas em geral licitação, o estatuto correspondente àquele cargo (federal, estadual ou municipal), atos administrativos, organização administrativa e improbidade administrativa.

Mas esses assuntos podem variar de acordo com a área. Por exemplo, licitação pode cair muito para área fiscal, mas menos para a área policial.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *