fbpx

Assistente administrativo: concurso e o que faz

Se você está se preparando para algum concurso da área de Administração, já deve ter se perguntado o que faz o assistente administrativo.

Segundo o professor Fred Alvim, da Folha Cursos, é fundamental conhecer o que representa a administração e os principais papéis do administrador.

Principalmente se você deseja fazer concurso para assistente administrativo, é mais do que sua obrigação conhecer essas atribuições.

Qual o papel da Administração?

Antes de tudo, cabe à Administração ter a condição de realizar objetivos, de modo efetivo, através de pessoas.

Para tal, é necessário levar em conta os contextos sociais onde tarefas são realizadas para se alcançar objetivos, de modo que a qualidade deva ser garantida. Dentro da organização do trabalho, é natural que todo público tenha uma expectativa de desempenho.

Nesse sentido, cabe ao administrador ser o profissional responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar. Ele pode atuar dentro de três setores:

1º setor: Organizações públicas: atender às demandas sociais
2º setor: Empresas privadas: auxiliar na obtenção do lucro
3º setor: Organizações Não Governamentais (ONGs): suporte para serviços assistenciais

Papeis do administrador

O perfil do administrador é definido de acordo com os níveis, habilidades e funções que lhe cabem.

Os níveis podem ser divididos em estratégico, tático e empresarial, divididos em ordem hierárquica.

Nesse contexto, é importante ressaltar que as habilidades se dividirão de acordo com o nível que atua. Não é que o administrador não tenha que ter cada uma delas. Mas, de acordo com sua função na hierarquia da empresa, é normal que algumas se destaquem mais do que outras.

Para quem atua no nível estratégico, é essencial ter as habilidades conceituais. Elas incluem capacidade de lidar com ideias e conceitos, pensar e raciocinar com o objetivo de formular alternativas e soluções que surgem no cotidiano da administração.

Já as habilidades humanas são cruciais para aqueles situados no nível tático. Entre elas, estão a capacidade de interagir, saber se comunicar e coordenar outras pessoas.

Por fim, no nível operacional, as habilidades técnicas fazem toda a diferença. São elas a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas próprias de gestão para definir como executar tarefas.

Quais as funções do administrador?

Uma forma de compreender o que faz o administrador é sintetizada no mnemônico “pode cre”. Ele sintetiza as palavras:

  • Planejamento
  • Organização
  • Direção
  • Controle

Além do planejamento, saber organizar constitui entender como aplicar recursos, incluindo recursos humanos, isto é, o que é esperado do desempenho de cada um dentro da empresa.

Dirigir é definido por saber dirigir. Ou seja, dar um direcionamento do que de fato é esperado e do desempenho de cada um dentro da sua função.

Por último, mas não menos importante, o controle diz respeito a inspecionar, garantir conformidade com aquilo que foi planejado, identificar problemas e não deixar que eles se agravem, além de corrigir possíveis condições desse problema.

Assistente administrativo: o que faz?

No caso do assistente administrativo, o cargo se enquadraria no nível operacional, o que significa dizer que as suas funções propriamente ditas teriam uma natureza muito mais técnica.

O setor administrativo está presente em quase todos os órgãos do serviço público. Isso significa dizer que diversos deles têm concursos para assistente administrativos.

Por exemplo, as polícias rodoviária e federal, as prefeituras, as agências reguladoras, os tribunais, entre outros.

Um dos órgãos que mais tem concurso para assistente administrativo são os de Educação, mais especificamente os institutos e universidades federais.

Ao todo, o Brasil tem mais de 60 universidades federais e quase 40 institutos federais, além de 22 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

O cargo de assistente administrativo em educação é regido pela lei 11.091/05. As funções gerais da carreira são planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino.

O mesmo vale para as atividades inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino (universidades e colégios).

O cargo de assistente administrativo também pode aparecer nos colégios e universidades estaduais. No entanto, é válido ressaltar que, nesses casos, eles serão regidos pelas leis do seu respectivo estado.

Em ambos os casos, tanto em nível federal quanto estadual, o único requisito cobrado costuma ser o ensino médio completo. Mas sempre confira a informação no seu edital, viu?

O que estudar para assistente administrativo?

O diretor acadêmico da Folha Dirigida, Douglas Schneider, listou as disciplinas básicas para nível superior e médio nos concursos da área Administrativa.

No entanto, lembre-se sempre de olhar o conteúdo do seu edital, pois é ele que dirá com precisão o que será cobrado na sua prova.

Para as carreiras que exigem graduação, ele recomenda estudar na parte de conhecimentos básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Língua Estrangeira

Já em relação aos conhecimentos específicos:

  • Administração Geral
  • Administração Pública
  • Administração Financeira e Orçamentária

Para as carreiras que exigem até o ensino médio completo, que é o caso do assistente administrativo, ele aconselha estudar as seguintes disciplinas de conhecimentos básicos para os concursos:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Raciocínio lógico
  • Informática
  • Ética no serviço público

Para os conhecimentos específicos, as matérias recomendadas por ele são:

  • Noções de Administração Geral e Pública
  • Noções de Administração Financeira e Orçamentária
  • Noções de Arquivologia
  • Noções de Recursos Materiais

Agora que você já conhece as funções do assistente administrativo, além das possibilidades de atuação e do conteúdo para as provas, vamos estudar?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *