fbpx

Onde e por que aprender Inglês para sua carreira?

Compartilhe o conteúdo

Se antigamente aprender Inglês significava um diferencial para candidatos no mercado de trabalho, hoje, falar a Língua Inglesa é pré-requisito para a disputa de muitas vagas de emprego.

Além disso, pode ajudar também nos estudos para concursos públicos.

Idioma mais falado no mundo, é a língua universal dos negócios e das principais universidades, segundo a diretora e coordenadora na The British School Rio de Janeiro, Sonia Salgado.

Por isso, é correto afirmar que o conhecimento deste idioma traz grandes benefícios profissionais e também pessoais.

por que aprender ingles

Idioma mais falado no mundo, Inglês é a língua universal dos negócios e das principais universidades (Foto: Freepik)

Por que aprender Inglês para sua carreira?

Ter conhecimento sobre a Língua Inglesa traz benefícios além dos profissionais.  Isso porque, por ser um idioma falado em diversas partes do mundo, permite que você conheça novas pessoas e vivencie um intercâmbio cultural.

Isso ajuda as pessoas a verem as coisas de uma perspectiva diferente ou a entender mais profundamente outra cultura, tendo contato direto com a literatura universal, afirma Sonia Salgado.

Por conta disso, muitos pais têm investido cada vez mais cedo em proporcionar aos seus filhos contatos com com esse idioma logo na infância.

Seguindo essa lógica, escolas também já ensinam o Inglês desde as turmas pré-escolares.

De acordo com a diretora da The British School RJ, essa é uma estratégia para que os alunos cresçam acostumados com a língua e, em consequência, desenvolvam com mais facilidade as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever o idioma.

O estímulo de aprender uma nova língua também faz com que o cérebro seja mais estimulado a reconhecer e comunicar coisas diferentes. Isso auxilia no avanço do processo cognitivo, ou seja, do aprendizado.

De acordo com estudos com pessoas bilíngues da Dra. Judith F. Kroll, cientista cognitiva da Penn State University, da Pensilvânia (EUA), falar mais de uma língua mantém o cérebro em forma e estimula a função mental.

O processo de selecionar e mudar de uma língua para outra ajuda a remodelar as redes de nossos cérebros. Essa capacidade, segundo a pesquisa, leva as pessoas bilíngues a desenvolverem excelentes habilidades de multitarefa.

O resultado: cria-se um indivíduo com perfil multitarefa e que consegue se desenvolver nas mais diversas situações.

Qual a importância da língua inglesa no mercado de trabalho?

Com a globalização, grandes e até pequenas empresas têm contato com profissionais do mundo inteiro.

Relações, parcerias e contratos são firmados diariamente por estas com o objetivo de conquistarem seu espaço no mercado.

Nesse panorama, o Inglês surge como determinante para a comunicação. Por isso, para crescer na sua área de atuação e ter mais oportunidades diante dessas relações, o funcionário precisa ter algum conhecimento no idioma.

O funcionário precisará estar capacitado para interagir com stakeholders estrangeiros e viajar para o exterior, afirma Sonia.

Outro ponto importante também é que existe uma série de artigos, livros, notícias e materiais de capacitação escritos em Inglês.

Ao conhecer a língua, você terá mais acesso a essas informações e poderá se destacar na empresa e em sua carreira como um todo.

Como aprender Inglês rápido para ajudar na carreira?

Procurar um emprego muitas vezes surge diante de uma urgência e necessidade. Por isso, para muitos, aprender um idioma novo não pode demorar muito.

Como então aprender Inglês rápido? A dica mais importante da diretora da British School RJ é não deixar o medo de errar paralisar você.

Por que isso? Muitas pessoas deixam de aproveitar oportunidades de praticar o idioma por receio de não saber o suficiente e não se sentir tão bom quanto o parceiro de estudos ou colega de classe.

O erro faz parte do processo de aprendizado. É praticando e, possivelmente errando, que você irá conseguir identificar se tem algum problema naquele conteúdo.

Se não treinar, não vai saber.

O medo é uma barreira ao aprendizado. Se você está se atrasando porque teme que as pessoas riam de você, ou você tem uma compreensão gramatical perfeita, mas na verdade não pode ter uma conversa, simplesmente está diminuindo o progresso, explica a profissional.

Por isso, a recomendação é entrar em contato com pessoas da sua área de atuação e se conectar online. Dessa forma, você une o aprendizado com algum assunto do seu interesse e que pode ser útil para o seu trabalho também.

Através desta prática, você desenvolverá o Inglês e ao mesmo tempo estará aprendendo um vocabulário e expressões voltados para o seu trabalho.

Quais são as carreiras em que o Inglês é essencial?

Atualmente, quase todas as carreiras de nível superior pedem algum tipo de conhecimento em Inglês, seja básico ou até fluente.

Isso porque, mesmo que você não vá precisar trabalhar diretamente com o idioma, pode ser que tenha contato através de documentos.

Existem também alguns processos seletivos que incluem o Inglês nas entrevistas e dinâmicas de grupo. Sabia disso?

Quais áreas trabalhar com Inglês fluente?

A coordenadora e diretora da The British School Rio de Janeiro listou algumas áreas em que é importante ter conhecimento na Língua Inglesa.

TI e Tecnologia – considerada uma das que mais contratarão nos próximos anos, tem o Inglês como requisito fundamental para crescimento. O fato de grande parte de o conteúdo ser produzido neste idioma é outro motivo.

Administração – as negociações de empresas e fornecedores estrangeiros têm exigido que os profissionais dessa área saibam não só Inglês, mas outros idiomas também.

Marketing – Segundo a diretora, o Marketing é um dos setores que mais tem crescido e demonstra a necessidade do domínio do idioma.

Turismo – Os grandes eventos que aconteceram no Brasil nos últimos anos aumentou o número de turistas estrangeiros no país. Para atender a esta demanda, o mercado necessita de profissionais que dominem o idioma.

Comércio Exterior – Assim como na área Administrativa, a de Comércio Exterior tem exigido o Inglês para seus profissionais devido às transações de importação com fornecedores internacionais.

Mídias Sociais – As empresas reconhecem a importância de possuir boa imagem em suas redes sociais e buscam profissionais para auxiliá-las neste processo. Esta é uma das áreas em que falar Inglês é obrigatório.

Engenharia – também é uma área que realiza muito contato com empresas internacionais, por isso tem buscado por profissionais com domínio completo de Inglês.

Desenvolvimento WEB e APPs – Uma das habilidades para quem quer atuar no setor de desenvolvimento para web e de aplicativos é a fluência na Língua Inglesa.

Relações Internacionais – O próprio nome desta carreira indica que para conseguir colocação na área o profissional deve possuir domínio no idioma.

áreas em que é importante ter conhecimento em inglês

Como aprender Inglês sozinho?

Nem todas as pessoas têm oportunidade de aprender Inglês desde pequenas, seja na escola ou em algum cursinho.

Por isso, muitas vezes é preciso recorrer a algumas alternativas práticas para melhorar seu conhecimento sobre este idioma.

Justamente por ser tão presente nos meios de comunicação e entretenimento, há algumas alternativas que podem ajudar você. Para isso, Sonia Salgado indica como na praticar no seu dia a dia:

1. Inclua o Inglês em sua rotina

Leitura de revistas e jornais internacionais, filmes e séries, aplicativos de notícia internacional, Podcasts pelo celular, aplicativos de ensino que desenvolvam a escuta do idioma.

2. Encontre parceiros de estudo

Ter contato com nativos é bom, mas não é necessário para praticar Inglês. Você pode procurar um parceiro de estudos ou mesmo formar um clube para falar a língua constantemente.

Além de ajudar você a escutar e falar melhor, encontrar pessoas para estudar com você ajuda a motivá-lo para permanecer nesse objetivo, bem como compartilhar problemas em comum ou não sobre o aprendizado.

3. Identifique seus objetivos e tenha objetivos claros

Você sabe por que quer aprender Inglês? Por quanto tempo quer passar aprendendo? Ou quais métodos de aprendizado você gostaria de utilizar para aprender?

Bom, segundo Sonia Salgado, ter em mente o motivo pelo qual você escolheu ter conhecimento sobre esse idioma é o primeiro passo.

Isso porque saber quais são seus objetivos é fundamental para manter a perspectiva e permanecer motivado nesse processo.

Aprender nem sempre é fácil, mas projetar seu futuro desejado nessa jornada faz com que você mantenha o ritmo com mais dedicação.

“Por exemplo, sendo capaz de estudar em Inglês, irá aprender um novo idioma. Você quer viajar para países de Língua Inglesa e poderá trabalhar em um país que fala essa língua”, exemplifica Sonia Salgado.

4. Não traduza “palavra por palavra”

Uma coisa que você deve evitar fazer é traduzir palavra por palavra que você ouvir para seu idioma. Segundo a coordenadora, isso prejudica o seu progresso pois você estará preso ao seu idioma e não começará e pensar automaticamente no Inglês.

A recomendação é se concentrar nas palavras que você entende e utilizar o contexto da frase ou conversa – sejam gestos ou expressões – para entender o conteúdo como um todo.

Imagens ou ações também são boas ferramentas para compreensão.

5. Ouça tudo!

Praticar escrita e fala são indispensáveis, mas trabalhar na escuta é essencial. Dessa forma, você vai absorvendo naturalmente os vocabulários e enriquecendo a sua compreensão.

Se você ouvir apenas no contexto de estruturas gramaticais ou palavras escritas por conta própria, será mais difícil progredir, diz Sonia Salgado.

A diretora aponta ainda que é muito melhor aprender a entender frases, pois é isso que lhe dará fluência.

Como fazer isso? Ouvindo filmes, TV, audiolivros e rádio. Assim você vai além do conhecimento dos livros tradicionais de ensino e parte para a língua real, ou seja, aquela utilizada no dia a dia.

É nesse momento que você pode captar mais da linguagem popular utilizada pelos nativos.

como incluir ingles em sua rotina

Ferramentas que podem ajudar você na prática do Inglês

1. Aplicativos 📱

  • Duolingo: um dos aplicativos mais populares para a aprender novos idiomas, o Duolingo tem uma estrutura semelhante a um jogo.
  • WLingua: tem centenas de lições gratuitas para facilitar o aprendizado e a prática. Todas as atividades são salvas automaticamente e você retoma da última lição quando reabre o app.
  • Hello English: se diferencia dos outros aplicativos logo de início. Assim que você cria a conta, seleciona o objetivo principal para começar o aprendizado.
  • Memrise: esse aplicativo permite a memorização de palavras através de cursos compostos por textos e imagens e é recomendado para pessoas que já têm algum conhecimento de uma língua estrangeira.
  • LinguaLeo: é uma opção para quem quer aprender por meio de vídeos, cursos de gramática específicos, vocabulários separados por temas e treinar em níveis mais difíceis.

2. Podcasts 📻

  • Learn English: Podcast do British Council. Os episódios são baseados em discussões e com vocabulário e situações cotidianas.
  • Voice of America: Learning English: possui diferentes tipos de programas de áudio narrados em um ritmo mais lento que o normal.
  • 6 Minutes English (BBC): os locutores, britânicos, falam em uma velocidade normal. Em contrapartida, tentam utilizar vocabulário simples.
  • ESL Podcast: ensina vocabulário voltado às mais diversas situações, focado naqueles que estão aprendendo o Inglês como segunda língua.
  • NPR (National Public Radio, dos Estados Unidos): são podcasts feitos por falantes nativos e estudantes de Inglês com temáticas de todos os tipos.

3. Canais no YouTube 📺

  • BBC Learning English: a BBC possui diversos cursos que ensinam o básico em vários idiomas. O canal possui vídeos voltados para situações do cotidiano.
  • Inglês Winner: esse canal é indicado para quem sabe pouco do idioma. Nele, o professor dá as instruções em Português, com módulos do iniciante até avançado.
  • English with Jennifer: traz conteúdos de Gramática e Vocabulário com aulas voltadas para a pronúncia.
  • AgoraEuFalo: este canal tem disponível vídeos que abordam o básico da Gramática. É indicado para quem está dando os seus primeiros passos no estudo do idioma.
  • Speak English with Misterduncan: é um dos canais mais populares para aprender Inglês. O professor usa humor para ensinar, com lições sobre temas como os sentidos, gírias, notícias, moda e dinheiro.

Notícias e vagas de empregos por todo o país no site da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *