fbpx

Você sabia que AOCP e Instituto AOCP são bancas diferentes?

Compartilhe o conteúdo

O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro de 2020 promete ser concorrido. No entanto, a escolha da banca para todos os cargos, exceto delegado, trouxe dúvidas para os candidatos. Por isso, a primeira lição desse post é, cuidado: AOCP e Instituto AOCP são bancas diferentes!

O Instituto AOCP foi a banca escolhida pela PC-RJ, mas ainda é pouco conhecido entre os estudantes. Porém, é uma banca que tem organizado outros grandes concursos (falaremos mais abaixo).

Vamos explicar as principais diferenças e as características do Instituto AOCP para você que fará o concurso da PC-RJ 2020 ou outra prova que a organizadora aplicará.

AOCP e Instituto AOCP são bancas diferentes

Muitas pessoas confundem AOCP com Instituto AOCP e isso pode atrapalhar na hora da preparação (Foto: Freepik)

1. O Instituto AOCP não é responsável por todos os cargos da PC-RJ

Primeiro de tudo, você deve saber que o Instituto AOCP será responsável pela organização dos concursos da PC-RJ nos cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito criminal e perito legista.

Mas, lembre-se que o cargo de delegado, por sua vez, será de responsabilidade de outra organizadora, o Instituto Acesso.

Vale reforçar também que, segundo o diretor de ensino da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), delegado Carlos Eduardo Rangel, o papel das bancas será secundário.

Apesar disso, é importante conhecer bem a banca organizadora para entender melhor o planejamento e execução do concurso e deixar para trás qualquer confusão que possa surgir em outra ocasião.

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

📝 Guia de concursos para policial: conheça a área

2. Não confunda AOCP com Instituto AOCP

Você pode até não saber disso, mas a AOCP Concursos Públicos faz parte do Instituto AOCP.

Ambas têm perfis diferentes, ou seja, possuem suas particularidades na forma de elaborar questões e desenvolver os detalhes das mesmas, segundo o coordenador da carreiras Policiais do AlfaCon, Juliano Yamakawa.

professor Juliano Yamakawa Alfacon assessoria

Segundo o professor Juliano Yamakawa, o Instituto AOCP atua mais em concursos federais  (Foto: Assessoria AlfaCon)

O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário.

Localizado no estado do Paraná, o instituto tem como objetivo captar recursos para serem aplicados em ações socioeducacionais, firmam parcerias para realização de concursos públicos e processos seletivos, atendendo órgãos municipais, estaduais e federais, além de empresas públicas e privadas.

A AOCP Concursos, por sua vez, possui mais de 17 anos na assessoria e organização de concursos públicos e também está localizada no estado do Paraná.

Essa banca costuma realizar processos seletivos e concursos públicos de prefeituras, câmaras municipais e secretarias estaduais, para citar alguns exemplos.

3. Quais os principais concursos de cada banca? 

Segundo o professor Juliano Yamakawa, o Instituto AOCP atua mais em concursos federais de grande porte, como AESP, UFBA, MP-BA e IFBA.

Um ponto a ser observado também é que o Instituto AOCP já foi responsável pela organização de concursos de Segurança, sendo assim, o da PC-RJ 2020 não é o seu primeiro na área.

Outros exemplos de concursos do Instituto AOCP são:

  • CBMES – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo
  • PC-ES – Polícia Civil do Espírito Santo
  • PM-ES – Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
  • PM-SC – Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
  • Prefeitura de Betim – MG
  • TJ-MG – Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Já a AOCP é mais voltada para a realização de concursos estaduais e municipais, entre eles PMTO, Ebserh, Mapa, TRT-RJ e IBGE.

Alguns destaques da AOCP:

  • Sesma – Prefeitura de Belém – PA
  • Prefeitura de Feira de Santana – BA
  • Prefeitura de São Luís – MA
  • Tribunal Regional Eleitoral do Acre
  • Tribunal de Contas do Pará

4. Qual a diferença entre o Instituto AOCP e AOCP?

O professor Juliano afirma que, apesar de possuírem parcerias, as duas bancas têm atendimentos de concursos públicos diferentes.

Os examinadores que elaboram as provas da AOCP não são os mesmos que elaboram as do Instituto AOCP.

A dica do professor, nesse caso, é que os candidatos, ao estudarem para as bancas, façam exercícios específicos de cada uma.

No geral, o professor reforça que um ponto a se destacar na hora do estudo é em relação à Legislação.

“Ambas tratam de literalidade da Legislação (lei seca), com o Instituto AOCP puxando mais para esse lado”, afirma Juliano Yamakawa.

Em Legislação, os tópicos mais cobrados são: Lei de execução penal, Crime organizado, Lavagem de dinheiro, Crimes eleitorais e Leis de abuso de autoridade.

5. Como cada banca cobra seus conteúdos?

As duas bancas, segundo o professor, possuem provas bastante lineares e é possível que o candidato não encontre nenhuma grande surpresa.

O Instituto AOCP, entretanto,como falado anteriormente, aposta muito na literalidade, na lei seca. Em contrapartida, as notas de corte são muito altas.

“As questões costumam cobrar a literalidade dos conteúdos, sendo, então, mais favoráveis àqueles candidatos com facilidade para memorização”, compara Juliano Yamakawa.

Em relação às questões de Língua Portuguesa, os textos para interpretação e análise são extensos, e a Gramática é o ponto forte de avaliação.

As de Raciocínio Lógico, o professor afirma que lembram bastante as questões da FCC.

Na AOCP, os conteúdos são direcionados para a área de atuação do cargo em disputa e, em geral, são de múltipla escolha (com cinco alternativas por questão e apenas uma correta).

“Em alguns casos, há também elaboração de textos, razão pela qual a AOCP costuma ser muito comparada à Fundação Carlos Chagas”, explica o professor.

Os enunciados das provas são diretos e simples na AOCP. Nas questões de Português, colocação pronominal é um tema muito frequente: “O que aparece bastante é uso da crase, período simples e composto”, completa.

Por fim, em relação ao conteúdo de Direito, um ponto destacado pelo professor é a similaridade com as questões de provas organizadas pelo Cebraspe e FCC.

📝 Regras de ouro para a redação do Cebraspe

O que fazer agora?

A dica é fazer muitas questões.

Mesmo que essas duas bancas não sejam muito conhecidas no mundo dos concursos públicos, encontrar semelhanças com outras bancas ou recorrer a concursos já feitos por elas deve ser o ponto de partida para os seus estudos.

Você já começou a sua preparação?

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *