fbpx

Como estudar Anatomia e Fisiologia para técnico de necropsia da PC-RJ

Compartilhe o conteúdo

Os cargos de Necropsia da PC-RJ têm atraído muitos interessados, principalmente por exigirem nível fundamental (auxiliar) e médio (técnico), além de bons salários e benefícios. No entanto, estudar Anatomia e Fisiologia para técnico de necropsia, pois não são disciplinas comuns.

Como muitos futuros servidores não têm contato com matérias da área da Saúde e Biologia, essa é uma das maiores dúvidas dos interessados nesse concurso.

Para começar, vale destacar a definição de cada área:

– Anatomia é a ciência que estuda as partes do corpo.
– Fisiologia é a ciência que estuda os eventos que ocorrem no corpo humano.

Como estudar Anatomia e Fisiologia para técnico de necropsia?

A última seleção para o cargo de técnico de necropsia foi em 2009, com a FGV como banca organizadora. Essa área exige um conhecimento aprofundado nas matérias biológicas.

O professor de Anatomia e também técnico de necropsia, Maxwell Almeida, explica que o primeiro passo é separar as provas anteriores.

A prova de 2009 foi a última realizada para técnico de necropsia. Na ocasião, as matérias cobradas foram Língua Portuguesa, Fisiologia e Anatomia.

Além de direcionar os estudos para a matéria específica, o professor alerta que é extremamente importante focar na leitura e o aperfeiçoamento da interpretação de texto.

Afinal, a disciplina de Português poderá ser um divisor de águas para sua aprovação. Confira dicas da professora Thais Batista nesse vídeo.

Em relação à parte específica de Anatomia e Fisiologia Humana, o professor Maxwell indica iniciar os estudos pelo básico, com leitura dos conteúdos e familiarização dos temas.

É importante ter um contato inicial e compreender bem os pontos. A prova geralmente é muito abrangente e cada detalhe do corpo humano deve ser levado em consideração.

📝 Como se preparar para auxiliar e técnico de necropsia da PC-RJ

Como iniciar o estudo para Anatomia?

Na parte da Anatomia, Maxwell Almeida sugere que inicialmente seja feito o estudo de todo o sistema locomotor (ossos, articulações e músculos).

Quando finalizada esta parte, você deverá focar no estudo de todas as vísceras do corpo humano.

Nas provas anteriores, a citologia, histologia, mitose e meiose e transporte transmembrana foram temas frequentemente abordados pelas bancas responsáveis por esta prova.

sistema locomotor

Quais cuidados ter ao estudar Anatomia e Fisiologia Humana para técnico?

Em primeiro lugar, o professor já pede aos interessados para desmistificar a ideia de que, por se tratar de um cargo de escolaridade nível médio, que a prova poderá ser mais fácil.

Pelo contrário, o grau exigido será de acordo com a escolaridade. Entretanto, a concorrência pesará nesse aspecto. Para conseguir administrar isso, é importante realizar muitos exercícios de provas anteriores.

Aos poucos, o candidato perceberá o seu progresso no conteúdo e a maior familiarização com os temas abordados.

📝7 dicas para o concurso de técnico de necropsia da PC-RJ

Como aprofundar os estudos em Anatomia e Fisiologia Humana?

O uso da memória fotográfica é essencial para o sucesso nessas áreas. Estudar o corpo humano é complexo, portanto, imagens em livros e materiais de apoio poderão ajudar a fixar melhor o conteúdo estudado.

Por isso, é recomendável buscar por aplicativos, posteres e imagens de livros para ajudar na memorização.

memória fotográfica

Qual o material usar para estudar Anatomia e Fisiologia para técnico de necropsia?

Busque por livros de Anatomia e atlas da área (livros ilustrativos). Outra possibilidade é o material específico de cursos preparatórios para técnico de necropsia.

É importante aliar o estudo textual com boas imagens, juntando a visualização do conteúdo com boas explicações teóricas.

Para fixação da matéria, é indicada a resolução de exercícios, principalmente de provas anteriores. Além de ajudar a memorizar o conteúdo, essa técnica também é útil para você avaliar seu nível de conhecimento.

Como realizar um ciclo de estudo das matérias de Anatomia e Fisiologia Humana?

Mantenha um hábito de estudo. Fechar os conteúdos do antigo edital até a publicação do novo deixará você bem avançado em relação aos outros candidatos.

Além disso, caso incluam novos temas, você terá tempo para desenvolver com calma o estudo deles.

Análise da prova de técnico de necropsia de 2009

Para quem está se preparando para o cargo de técnico de necropsia, é o momento de intensificar os estudos com base no edital anterior enquanto o atual ainda não foi publicado.

Dessa forma, é muito importante refazer as provas anteriores e compreender como o conteúdo pode ser cobrado.

Para isso, o professor Maxwell Almeida fez a análise da parte de conhecimentos específicos da prova realizada em 2009 para o cargo.

Na ocasião, a banca organizadora foi a Fundação Getulio Vargas, que cobrou conteúdos de:

  • Conhecimentos gerais (peso 1): Língua Portuguesa – 20 questões
  • Conhecimento específico (peso 2): Fisiologia e Anatomia Humana – 40 questões

Como as disciplinas específicas tinham peso 2, o total da prova foi 100 pontos.

Foram aprovados os candidatos que acertaram pelo menos 50% em cada uma das disciplinas isoladamente. Ou seja, pelo menos 10 de Português e 20 das específicas.

De acordo com Mawxell Almeida, a prova da FGV não teve questões muito aprofundadas em seu conteúdo. Entretanto, estas conseguiram ser muito abrangentes, mas respeitando o nível médio do concurso.

O candidato deve se atentar para a localização exata da estrutura anatômica no corpo e sua anatomia como um todo. Acredito que a próxima prova venha com questões mais elaboradas e complexas, explica o professor Maxwell Almeida.

Assinatura Folha Dirigida

Qual conteúdo mais caiu na prova de 2009?

De acordo com o professor, na ocasião, a banca deu muito valor e foco para a Esplancnologia, que é o estudo das vísceras.

Os temas com mais questões foram os sistemas Digestório e Urogenital.

Além desses destaques, a prova conteve também muitas questões voltadas para assuntos de Histologia. O professor e técnico policial recomenda o estudo desse tema.

Quais as expectativas para os conteúdos que podem ser cobrados?

Maxwell Almeida reforça que só teremos essa certeza quando o edital de fato sair. Porém, o técnico ressalta que uma análise antecipada do cenário o faz acreditar que podem ser incluídas mais questões do sistema Cardiovascular e Respiratório.

Atenção! Nenhum tema deve ser descartado durante o seu preparo e estudo. A aprovação só virá com grande dedicação e rotina diária de estudos.

A Anatomia e Fisiologia Humana possuem conteúdo extenso, portanto, o quanto antes iniciar a sua preparação, maiores serão as chances de sucesso no concurso.

🔒[Exclusivo assinantes FD]: O que esperar da prova do Instituto AOCP?

Informações o concurso para técnico de necropsia da PC-RJ

Saber apenas o que estudar não é suficiente, todo candidato deve conhecer mais informações dos cargos.

1. O salário de técnico de necropsia da PC-RJ

Após reajustes aprovados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, a remuneração dos técnicos de necropsia passou a ser de R$5.277,59.

O valor, acima da média para a escolaridade, já inclui o auxílio-alimentação de R$264. Por mês, os policiais civis também recebem adicional de atividade perigosa e por tempo de serviço.

2. Como ingressar na Polícia Civil do Rio de Janeiro

Para ser um policial civil no Rio de Janeiro, independentemente do cargo, é necessário ser aprovado em concurso público. A seleção para o ingresso neste cargo é dividida em duas fases:

1ª fase: prova de conhecimento, exame psicotécnico, exame médico e prova de capacidade física.

2ª fase: curso de formação profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Os habilitados na primeira etapa do concurso são matriculados no curso de formação, realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do RJ.

3. Existe salário durante o curso de formação?

Durante as aulas, o concorrente recebe bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem incidência de descontos relacionados com o regime próprio de previdência.

4. Vagas que serão destinadas ao técnico de necropsia

A oportunidade conta com 16 vagas para técnico de necropsia (nível médio). Entretanto, a polícia demonstrou que pretende fazer esforços para chamar os excedentes.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. aleandro amancio disse:

    como é discriminado o salário do tecnico de necropsia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *