fbpx

O que faz um agente administrativo?

Você sabe o que faz um agente administrativo? A área Administrativa costuma aparecer em muitos dos concursos, afinal, vários órgãos necessitam de profissionais desse meio.

Muita visada por diversas pessoas por abranger os mais variados setores e esferas, pode ser uma boa pedida para quem deseja se tornar um servidor público.

Conversamos com a coordenadora acadêmica do curso Reta de Chegada e especialista na área de Administração, Mônica Roberta, sobre a carreira e as suas funções.

A área administrativa pode ser uma boa pedida para quem deseja se tornar um servidor público

A área Administrativa pode ser uma boa pedida para quem deseja se tornar um servidor público (Foto: Freepik)

O que faz um agente administrativo?

É responsável por auxiliar administradores e/ou gestores nas suas tarefas administrativas, tanto em empresas públicas quanto privadas, que pode atuar em setores como:

Em suma, ele ajuda no processo burocrático da empresa.

Para entender melhor como funciona a carreira, dividimos suas principais funções entre as três esferas: municipal, estadual e federal.

O que faz um agente administrativo na esfera municipal? 

Na esfera municipal, pode cuidar de atividades como:

  • Processos administrativos
  • Envio e recebimento de correspondência
  • Conferência de contratos
  • Acompanhamento de processos licitatórios

Dependendo da complexidade da atividade, pode se tornar o ‘braço direito’ da chefia, porque acompanha de perto o dia a dia da entidade na qual trabalha, explica a professora Mônica Roberta.

O profissional pode atuar em qualquer empresa de qualquer área, mas é importante ficar atento: Administração Pública é regida pela lei, logo, qualquer “esquecimento” pode invalidar todo o processo administrativo.

O que faz um agente administrativo na esfera estadual? 

Nesse caso, o profissional pode fazer tudo que o cargo demanda, conforme já citado anteriormente. O que muda aqui é a amplitude das atividades.

Se em nível municipal, a responsabilidade cai sobre um determinado município, em escala estadual, a carga do trabalho teoricamente aumenta.

Para quem gosta de desafios e não é apegado à rotina, pode ser um cargo interessante, podendo ir da capital ao interior.

O que faz um agente administrativo na esfera federal? 

A abrangência do cargo aumenta, assim como a amplitude da responsabilidade. Consequentemente, a remuneração também é maior.

“As tarefas administrativas são comuns a todas as empresas, públicas ou privadas, a diferença é a área de atuação. Por exemplo, um banco trabalha, essencialmente, com informações financeiras, enquanto que uma fundação pública atua na área social, enfim, ‘toda organização precisa ser administrada’”, explica a especialista.

Para ser agente administrativo precisa de curso?

Teoricamente não precisa, mas alguns editais podem pedir curso de formação e/ou experiência na área Administrativa.

A dica aqui, portanto, é ter bastante atenção ao edital do concurso que você deseja fazer.

Qual a diferença entre agente administrativo e assistente?

Segundo a professora, isso depende do edital. Teoricamente falando, refere-se à responsabilidade e às funções desempenhadas, todas administrativas.

Alguns editais pedem agente administrativo (nível fundamental ou médio) e\ou assistente administrativo (nível fundamental ou médio ou superior).

Agente administrativo é considerado um cargo técnico?

O cargo de técnico requer conhecimento específico na área de atuação profissional com habilitação específica de grau universitário ou profissionalizante de 2º grau.

Muitos julgamentos entendem que agente administrativo não é cargo técnico, porque pode ser desempenhado por qualquer pessoa, de qualquer área, justifica a professora.

Prefeituras podem pedir nível fundamental, enquanto outros órgãos pedem nível técnico ou até mesmo nível superior em Administração.

Fique atento: não existe lei que defina se agente administrativo é um cargo de nível fundamental, técnico ou nível superior. Leia o edital sempre com atenção!

Como estudar para agente administrativo?

Mônica Roberta aconselha agrupar as disciplinas por afinidade e similaridade em um cronograma semanal. O que importa não é a quantidade de horas estudadas, e sim a qualidade dessas horas.

Ela sugere o seguinte cronograma:

Sugestão de cronograma

Concursos para agente administrativo

Para ajudar você na sua escolha, futuro servidor, selecionamos algumas opções de concursos para agente administrativo para você saber mais sobre como funciona o cargo em determinados órgãos.

Agente administrativo da Polícia Federal 

Esse cargo na Polícia Federal é um dos mais cobiçados por muitos futuros servidores.

Na Polícia Federal, ele pode participar de qualquer atividade administrativa dependendo do setor alocado, como:

  • Protocolo de documentos
  • Acompanhamento de operações policiais
  • Contagem de dinheiro
  • Conferência de documentos

Se você está na dúvida sobre como estudar para o concurso de agente administrativo da Polícia Federal, Mônica Roberta aconselha dividir o tempo de estudos entre 20% de teoria e 80% de exercícios.

Uma boa sugestão é fazer 10 questões em 10 minutos (uma questão por minuto) para ganhar velocidade e corrigir depois, entendendo o erro e o acerto.

Também é aconselhável baixar leis e decretos do site do Planalto, devido a velocidade das mudanças e da possibilidade de surgir algo novo. Gravar esses conteúdos e ouvir durante o trabalho ou em outros momentos é indicado.

A coordenadora também sugere o horário de almoço para fazer baterias de até 30 questões e corrigir esses exercícios durante à noite.

Agente administrativo da PRF

As ações para o agente administrativo da PRF são parecidas com as da Polícia Federal, também dependendo do setor que atuar.

Ele é responsável por executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal.

O profissional presta apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição. Cabe ressaltar que ele não trabalha em investigação policial, e sim em departamentos administrativos.

Para estudar para o cargo, Mônica Roberta sugere:

  • Muitos exercícios
  • Teorias de apoio
  • Baixar provas antigas
  • Focar nos pontos fracos

No momento da abertura do edital, ela também recomenda baixar leis atualizadas e provas da banca escolhida.

materiais

Agente administrativo de prefeituras

Na prefeitura, ele pode atuar em qualquer tarefa administrativa. Algumas das possíveis áreas para atuação são:

  • Licitação
  • Contratos
  • Arquivos
  • Acompanhamento de processos

Agente administrativo de Saúde

Em sua essência, o agente administrativo cuida da parte administrativa. Além de ajudar na rotina dos agentes de saúde, ele pode registrar informações como:

  • As visitas aos pacientes
  • O número de pessoas visitadas
  • O material usado
  • O estado do paciente

Alguns editais podem ainda exigir que o agente faça visitas aos pacientes e preste assistência técnica na área de saúde.

Agente Administrativo na área da Saúde

Já pensou em fazer concurso para o cargo de agente administrativo? Na Folha Dirigida são sempre divulgadas diversas vagas para a área!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Tatiane disse:

    Gostaria saber como é curso de vocês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *