5 dicas de planejamento para o concurso da PM-RJ
O concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro é um dos previsos para 2020. Estudar com antecedência é o que aumenta suas chances de aprovação, logo, começar o planejamento para o concurso da PM-RJ já deve começar.
Anunciado no final de 2019 pelo governador Wilson Witzel, a previsão é de 2 mil vagas para a carreira de soldado. A seleção tem provas escritas (no último edital foram objetiva e redação) e teste físico.
Então, essa preparação antecipada não deve ser apenas da parte teórica, assim como a parte física também, sabia?
O professor Rodrigo Pereira, fundador do curso Praticar, preparatório para concursos de Segurança, explica que o treinamento é duro e a preparação deve ser uma prévia, já para o que vai acontecer caso o candidato se torne um futuro servidor.
Portanto, é preciso ter disciplina e focar na preparação física antes mesmo do concurso.
→ Como treinar para o TAF de concursos?
O professor Rodrigo selecionou, em entrevista durante o Palestrão Segurança RJ da Folha Dirigida, cinco dicas de planejamento para o concurso da PM-RJ.

Rodrigo Pereira falou sobre como se planejar para o concurso da PM-RJ no Palestrão Futuro Servidor – Carreiras da Segurança RJ
1. Estude o edital anterior
Como o edital para o concurso da Polícia Militar do RJ ainda não saiu, o professor recomenda estudar pelo editar anterior.
Apesar de algumas mudanças que podem acontecer, é possível estudar pelas questões de matérias básicas para começar, como Português, Redação e Matemática.
“Essas são matérias que a gente têm certeza que vão cair no edital”, afirma Pereira.
2. Busque por especialistas para ter como referência na sua preparação
Outra dica do professor é buscar pessoas que já tenham experiência na área que você almeja para servir como inspiração.
Busque a facilitação de alguém que já tem experiência e que já chegou onde você que chegar, explica o fundador do curso Praticar.
O professor reforça que estudar sem nenhuma referência torna a missão mais difícil. Então, caso você não tenha como estar próximo dessas pessoas, um meio é procurar vídeos ou textos com histórias inspiradoras.
3. Assuma um compromisso com o que você quer
O professor Rodrigo Pereira afirma que você deve ter em mente o que precisa e quer para passar em um concurso.
Com esse foco, será mais fácil otimizar seu tempo para poder ter o conhecimento necessário na sua jornada.
4. Busque estar com pessoas com pensamentos semelhantes
Tem contato com indivíduos com um ideal em comum ao seu é um dos principais pontos de partida para ajudar na sua preparação.
Isso porque as pessoas que têm o mesmo propósito que o seu irão facilitar a sua jornada com apoio e incentivo mútuo.
5. Faça simulados
Outra dica do professor é praticar por simulados. Isso porque, antes de tudo, a prática de exercícios é uma das principais recomendações.
Executar isso cronometrando o tempo é determinante para diminuir a ansiedade na hora do prova.